segunda-feira, 6 de julho de 2015
Sobre o tratamento
Oi pessoal.. Já estava com saudades de vim aqui. Bom, hoje vou falar um pouco do tratamento existente para os pais que, assim como eu e meu marido, tem chances de ter filhos com doenças genéticas.
O tratamento é a fertilização in vitro combinado com o diagnóstico pré implantacional.
A fertilização in vitro é um tratamento muito utilizado por casais que tem dificuldades para engravidar. Consiste em remover os óvulos do ovário, fertilizá-lo em laboratório com o espermatozóide do parceiro e transferir uma pequena seleção dos embriões fecundados para o útero e assim, viabilizar a gravidez.
O processo é iniciado com medicações adequadas (hormônio folículo estimulante) para estimular o crescimento de um grande número de folículos, onde estão os óvulos. Durante este período há um acompanhamento desse crescimento para avaliar a melhor dose a ser usada e evitar efeitos colaterais. Quando os folículos atingem o tamanho adequado, induz a maturidade dos óvulos.
A coleta dos óvulos é feita sob sedação para que não haja dor e o procedimento dura aproximadamente 10 minutos. A coleta é feita por uma fina agulha guiada por ultra-som. No mesmo dia são colhidos os espermatozóides que, em seguida, são preparados para serem colocados junto aos óvulos (aproximadamente 40.000 para cada óvulo). No dia seguinte confirma quantos foram fertilizados e esses são mantidos em cultura em incubadoras especiais que mantêm a temperatura e o ambiente ideal para o desenvolvimento adequado dos embriões.
Os embriões são mantidos nas incubadoras em meio de cultura especial de 3 a 5 dias.
Nesse momento, pega os embriões que se formaram para fazer a análise pré implantação. O PGD é um exame que permite identificar alterações genéticas nos embriões, antes de transferi-los ao útero, isto é, antes que eles se implantem e que a gravidez seja confirmada.
É indicado para casais que tem risco de transmitir doenças genéticas para os filhos. Com esse tratamento, o risco de se ter um filho com a doença de risco fica muito reduzido. Quando os embriões tem 3 ou 5 dias realiza-se a biopsia de cada um dos embriões para se retirar 1 ou mais células. A biopsia é feita com o auxilio de um Laser que abre a zona pelúcida (“casca” que reveste o embrião) e permite que se retire as células. Essas células são então avaliadas por uma técnica específica, de acordo com a doença a ser avaliada. Uma vez identificados os embriões sem as alterações, eles são transferidos para o útero.
São selecionados de 1 a 4 embriões que serão transferidos para o útero através de um cateter muito macio e suave. Os demais embriões de boa qualidade são congelados. Os embriões doentes são descartados.
Quatorze dias após a coleta dos óvulos realiza-se o teste de gravidez.
O custo médio com o tratamento varia entre R$25.000,00 e R$35.000,00 aqui em Belo Horizonte. Pesquisei em várias clínicas. É importante avaliar a clínica porque o procedimento é arriscado. A quantidade de hormônios é alta e o acompanhamento deve ser rigoroso. Existe riscos para a saúde da mulher e por isso a escolha de bons profissionais é de suma importância.
As chances de engravidar com o tratamento varia de acordo com a idade das mulheres. A chance de o tratamento resultar em gravidez é em média de 20 a 55% por tentativa, dependendo, principalmente, da idade da paciente. Em pacientes abaixo de 35 anos, as chances de sucesso são de quase 50%, enquanto que em pacientes acima de 40 anos as chances diminuem.
Prós do tratamento, na minha opinião: a chance de ter bebê saudável é de 98% no caso de gravidez. Ou seja, 98% de certeza que não vai passar por todo o sofrimento de novo..
Contras do tratamento, na minha opinião: o stress durante todas as fases do tratamento, o preço e o descarte dos embriões doentes (que dói na minha alma).
Espero ter ajudado. As explicações eu tirei do site da clínica Origen. Li muito sobre isso e achei os textos lá bem explicativos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nossa, prima! Super interessante! Bom saber q existe possibilidade de tratamento em BH!
ResponderExcluir