Assim que entrei na UCP vi um bebê com traqueostomia e pensei: Deus livre o Rafael disso! Mas passaram-se três meses e o Rafa não conseguiu sair do tubo. A médica então indicou fazer a "traqueo". É assustador ver aquele troço enorme na garganta do bebê e, até então, tinha para mim que a "traqueo" impediria o Rafa de falar para o resto da vida. Questionei a médica e um amigo cirurgião e consegui acabar com o preconceito. Para quem não sabe a traqueostomia é indicada quando a pessoa está dependente do respirador. O tubo pode provocar estragos na boca, nas cordas vocais, na laringe e na traquéia, estragos esses que podem ser irreversíveis podendo, inclusive, fazer com que a pessoa fique muda. Além disso, o tubo causa muito incômodo à pessoa, causa ânsia de vômitos. Já a "traqueo" é feita abaixo das cordas vocais e é reversível, ou seja, se a pessoa conseguir respirar sozinha poderá ser fechada e não deixará sequelas. E mais, aquele troço enorme é só para conectar o tubo, o buraco feito no pescoço é bem pequenininho e a cicatriz (quem liga para cicatrizes nessas horas ne?) vai ser minúscula.O Rafael fez a cirurgia na quinta e se recupera bem. Depois de três meses na UCP decidi me apegar somente às coisas boas e então a minha alegria da semana foi ver o rostinho do Rafael sem o tubo na boca..Pude ver sua boca linda e me apaixonei ainda mais (tem como?? rsrs). Olha como ele tá lindo:
Lindo demais!
ResponderExcluirFico impressionada c sua luz e com seu jeito de expressa, passa a realidade de uma forma doce e cheia de fé.... O Rafa tem uma Super Mãe Maravilha kkkk abraços!!
ResponderExcluirownnnnnnnnnn
ResponderExcluirmuito fofo!
Vendo a foto dele lembrei do dia em que vi a Lorena assim...primeira vez sem o tubo e com a traqueostomia. Eu sÓ queria ficar olhando o rostinho lindo dela tbm. Senti um alívio muito grande ao vê-la livre do tubo. Lindo o RAfa. 💓
ResponderExcluirParabéns mamãe!